quinta-feira, 6 de março de 2008

Azienda Agricola Podere Brizio e Roberto Bellini

A empresa fazia parte desde os anos ’70 a gestão da Azienda Agrícola Chiesa di Santa Restituta de Roberto Bellini; da venda da mesma em 1996 nasceu a nova Azienda Podere Brizio na qual o Sr. Roberto Bellini juntamente com os históricos proprietários Cannoni- Mazzi fizeram uma sociedade paritaria.


Nasce assim em 1996 a Azienda Agrícola Podere Brizio. A superfície total e de cerca 30 hectares dos quais 7 são dedicados a produção do Brunello di Montalcino D.O.C.G. e outros 2,25 a Sangiovese S’Antimo D.O.C..
No final do ano de 2002 foi finalizado a restauração da nova e moderna cantina com ampla superfície dedicada a vinificacao, envelhecimento, engarrafamento e estocagem.

BRUNELLO DI MONTALCINO
Originário da zona de Montalcino. Feito com uvas 100% Sangiovese. Fermentação em tonél de aço com remontagem a tempertura controlada. Seguindo para a madeira nova de carvalho onde acontece a fermentação malolática. Sua maturação è feita em barrils de 300lts de madeira “Allier” por 6 meses e depois no tonél de carvalho de 36hl por 2 anos. E seu afinamento é feito em garrafa por 12 meses.
Teor alcoólico: 14%
Cor: Rubi intenso, límpido, brilhante com tendência ao granado com o envelhecimento.
Perfume: Intenso, persistente, amplo e etéreo. Se reconhece ligeiro perfume de bosque, madeira aromática, pequenas frutas e baunilha.
Sabor: Elegante, harmônico, seco, caloroso, um pouco tânico e robusto.
Combinação: Pratos importantes e de grande estrutura composto de carnes vermelhas, selvagens eventualmente com cogumelo e tartufo. Também com queijos e pratos internacionais à base de carne ou molhos estruturados.
Serviço: Servido em taças de tulipas grandes e a temperatura de serviço è entre os 18-20°C. Para o vinho muito envelhecido é aconselhável decantar o vinho para sua oxigenação.
PODERE BRIZIO
Originário da zona de Montalcino. Feito com uvas 90% Sangiovese e 10% Cabernet Sauvignon. Longa maceração pelicolare para haver uma coloração intensa. Fermentação em aço inox com remontagem a temperatura controlada; depois da fermentação tumultuosa o vinho e passado em madeira nova de carvalho onde faz a fermentação malolatica. Maturação em barrils de 300lt de madeira Allier por 8/10 meses. Afinamento em 6 meses na garrafa.
Teor alcoólico: 13,5%
Cor: Vermelho rubi com tonalidade intensa e profunda que lembra a casca da berinjela; grande glicerina que resta ao longo da taca.
Perfume: Complexos aromas de frutas vermelhas maduras (cereja) com delicados nuances de baunilha doce. Final com nuance mentolada.
Sabor: caloroso, amplo, ligeiramente tânico mais não adstrigente. No paladar retorna o frutado já advertido ao nariz.
Combinação: Pratos em geral e queijos maduros.
Serviço: Servido em taças de tulipas medias e a sua temperatura de serviço é de cerca 18-20°C.
ROSSO DI MONTALCINO
Produzido com uvas 100% Sangiovese. Sua fermentação é feita em aço com remontagem e temperatura controlada; depois da fermentação tumultuosa o vinho é passado para a madeira de carvalho por breve tempo. Segue um afinamento em garrafa por 6 meses.
Teor alcoólico: 13,5%
Cor: Vermelho rubi intenso.
Perfume: Característico e intenso.
Sabor: Seco, caloroso e um pouco tânico.
Combinação: Pratos de estrutura média, tais como o primeiro prato com molho de carne, de frango de cogumelo ou tartufo e também risotos. Segundo prato preparados com carne de porco com salsa.
Serviço: Servido em taças de tulipas grandes. A temperatura de serviço é entre os 18° C.
LEONENSIS
Produzido com uvas 50% Sangiovese, 30% de Merlot e 20% de Cabernet Sauvignon da zona de Montalcino. Vinificação com longa maceração da película e fermentação em tonéis de aço com remontagem a temperatura controlada; depois da fermentação tumultuosa o vinho é passado para a madeira nova de carvalho onde acontece a fermentação malolática. Sua maturação é feita em barrils de 300 e 500lt de madeira Allier por 12 meses. E seu afinamento em garrafa por 6 meses.
Teor alcoólico: 14%
Cor
: Vermelho violáceo e intenso.
Perfume: Intenso, ainda herbáceo da videira, de frutas vermelhas( ameixa, amora) e também de groselha com o final fresco de raiz doce, ruibarbo e cacau.
Sabor: Sápido, seco, caloroso, harmônico; o tanino aparece e enche o paladar mais não cobre a parte frutada.
Combinação: Pratos de carne assada, selvagens, pastas e queijos envelhecidos.
Serviço: Servido em taças de tulipas amplas com temperatura de serviço entre 19-20° C. É aconselhável decantar o vinho.
PUPÀ PEPU
As videiras estão localizadas na comunidade de Montalcino na zona de Castelnuovo dell’Abate na localidade de Sesta a uma altitute de 200/250m em 12 hectares de vinhedos.
Feito com uvas 70% Merlot e 30% de Cabernet Sauvignon. Sua fermentação é feita em tonél de aço com remontagem e temperatura controlada depois vem passado para o tonél de madeira da nova para a fermentação malolática. Sua maturação é feita em barrils de madeira Allier de 300lt por 15 meses. E seu afinamento é feito em garrafa por um período de 6 meses.
Teor alcoólico: 14,5%.
Cor: Rubi intenso e profundo.
Perfume: Intenso, complexo, denso, de frutas vermelhas de bosque (amora, grosselha) que mais tarde se abrem ao nariz como especiarias gentis ( baunilha doce, coco com um final mentolado).
Sabor: Caloroso, suave, carnoso, amplo que se harmoniza com o frescor já sentidos nos perfumes. Uma grande concentração que se equilibra com o tanino já decisivamente suave presente no retrogusto.
Combinação: Pratos importantes e de grande estrutura, as carnes vermelhas, queijos fortes e pastas.
Serviço: Servido em taças de tulipas grandes com temperatura de serviço entre os 19-20° C. E aconselhável decantar o vinho.

Um pouco de Historia sobre o rotulo do Vinho Brunello di Montalcino

Na garrafa do vinho Brunello di Montalcino vem reproduzida uma rara moeda que e denominada “La Parpagliola”.

Esta moeda e representada por uma loba Senese (referente a cidade de Senna, Italia) que amamenta seus filhotes gemeos e vem com a escrita “ R.P.SEN. IN MONTE. ILICINO” e atras vem uma cruz com a escrita “HENRICO IL AUSPICE” (Rei da Franca, marido de Caterina De Medici aliado dos Seneses).

A sua existencia ocorre durante a guerra entre Florencia e Senna em 1555.

Os Seneses atacados pelos Fiorentinos conquistam o forte de Montalcino onde passaram a viver e ali formaram um Governo e uma nova Republica proclamada “ LA REPPUBLICA SENENSIS IN MONTE ILCINO” sobre a protecao do Rei da Franca. Criando assim uma nova moeda em 1556 denominada “ La Parpagliola” que foi a primeira moeda da comunidade.

Por alguns anos os Seneses tiveram seu exilio in Montalcino ate o ano de 1559. Quando fizeram o tratado de Cateau Cambresis que estipulava a paz entre os imperios em guerra. E o territorio de Montalcino foi cedido ao Ducato Mediceo.

O Sr. Roberto Bellini, proprietario da Azienda Agricola Podere Brizio amante de historia, em 1970 em um leilao na cidade de Montalcino arrematou a moeda e adquiriu direitos de imagem sobre ela.

O primeiro vinho produzido pela sua Vinicola foi o Brunello di Montalcino e obteve a imagem reproduzida da primeira moeda de Montalcino no seu no rotulo.

No vinho Rosso di Montalcino vem reproduzida a parte de tras da moeda.
A nossa Importadora importa e distribui no Brasil os vinhos produzidos pela Azienda Podere Brizio.
Temos em estoque os vinhos:
Brunello di Montalcino Safras 1999 e 2000
Podere Brizio IGT 2003
Rosso di Montalcino 2002
Pupà Pepu IGT 2001
Leonensis S'Antimo DOC 2003
Para maiores informacoes, entrem em contato conosco.
Enoabracos,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário