segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena

Constitui uma realidade única no mundo e no panorama de condimentos a base acética, obtido unicamente na província de Modena, de mosto de uva cozida.
O Vinagre Balsâmico de Modena é obtido através do mosto da uva cozida, madurada pela lenta acetificação, derivado da natural e progressiva concentração mediante um longíssimo envelhecimento em séries de pequenos botes de madeira diversas, sem nenhuma adição de substâncias aromáticas.

O perfume característico e complexo, penetrante de evidente mais agradável e harmônica acidez.
De cor marrom escuro forte e reluzente, manifesta a própria densidade em uma correta,
tradicional e inimitável sabor doce e azedo (agro)bem equilibrado, se oferece generosamente cheio, sápido com matizes aveludadas em acordo com os características olfativas que lhe são próprias.

Como nasce
A matéria prima para obter o vinagre balsâmico tradicional de modena é obtida de “uvas produzidas de vinhedos tradicionalmente cultivados na Província de Modena” e em particular de Lambrusco e Trebbiano.

A prensagem e o cozimento do mosto
O cozimento do mosto deve acontecer quase contemporaneamente com a prensagem. O mosto vem cozido por diversas horas “em fogo direto e a vaso aberto” até alcançar uma concentração mediamente entorno a 50%.

O envelhecimento
O envelhecimento acontece em série de pequenos botes de madeiras diversas e de volumes decrescentes, colocados em lugares arejados. Cada ano, com a especial técnica de envasamento, o tonel menor da serie fornece alguns litros de produto enquanto a diminuição devido a concentração vem compensada com o adição do mosto cozido no tonel melhor (com melhor capacidade)
Somente depois de um adequado período de envelhecimento o produto alcança um surpreendente equilíbrio de aromas e sabores que o consente de obter a denominação de origem protegida “Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena”.

Como se usa
O Vinagre Balsâmico de Modena pelo seu refinado perfume, de cor reluzente, e seu aroma intenso possui uma infinita riqueza de deliciosas fragrâncias e sabores capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes.
Nasceu como digestivo para ser servido depois das refeições em uma colher de chá.
Pela sua superior qualidade o Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena pode acompanhar na cozinha na preparação de inúmeras receitas, desde as mais refinadas e elaboradas até aquelas mais pobres e simples.
Combina esplendidamente com múltiplos pratos até mesmo de maneiras surpreendentes exaltando e colocando a olhos vistos os sabores e aromas mais desapercebidos das especialidades na qual é utilizado.

Todos os Vinagres Balsâmicos Tradicionais de Modena devem ser engarrafados nas celebres garrafas únicas pela lei, deve ser avaliados por uma comissão de cinco espertos degustadores que autorizam a comercialização unicamente aos produtos que correspondem aos padrões visíveis, olfativos e gustativos.

A colocação do sigilo numerado garante a qualidade organolépticas do produto de cada garrafa.


Fases do procedimento
Para a venda o Disciplinar de produção prever duas tipologias de produto:

Afinado: envelhecido pelo menos 12 anos (identificado por uma cápsula de cor branca).

Extraenvelhecido: envelhecido pelo menos 25 anos (identificado por uma cápsula cor de ouro).

O balsâmico é produzido nas seguintes tipologias:

Vinagre Balsâmico de Modena: a versão de maior consumo é que constitui a maioria da produção deste condimento
Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena: é o mais raro e caro. A sua preciosidade deriva do procedimento de afinamento em pequenos tonéis decrescentes que permitem um levantamento muito modesto.
Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia: serve o idêntico discurso do "tradicional de Modena" a única excessão é o fato que a zona de produção neste caso é a província de Reggio Emilia.

Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena
O Vinagre Balsâmico, é um dos produtos que a nossa Importadora La Casa di Bacco esta interessada em importar, estamos estudando as possibilidades.
Enoabraços,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: