sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Recipientes para Vinhos- Parte III

Tonéis Vecchie Terre- produção Chianti Classico
OS TONÉIS
Os tonéis são vasilhas de forma cilíndrica, geralmente de madeira (raramente de metal ou material sintético) usados para a conservação, o amadurecimento e o envelhecimento do vinho ou outros líquidos.
As dimensões variam entre dois litros e diversas dezenas de hectolitros.
Os tonéis podem ser de forma redonda, elíptica e ovais. Para a construção de tonéis se empregam geralmente o carvalho, a castanheira selvagem entre outras. O primeiro é o preferido para tonéis usados para o envelhecimento dos vinhos.

Tonéis da Fattoria I Veroni- produção Chianti Rùfina
Entre as vantagens que oferecem os recipientes de madeira e aquele de permitir uma leve troca gassosa com o externo, ou seja que favorece o envelhecimento do vinho.

Entre as desvantagens temos em mente que a madeira velha do tonél é muitas vezes fontes de contaminação bacterianas e de sabores ruins.

Tonéis da Fratelli- produção dos Barolos Cannubi

Os tonéis de 10 hl em diante oferecem um envelhecimento que preserva a tipicidade do produto.
A menor superficie de madeira em contato com o vinho comporta uma cessão aromática mais delicada que não cobre aquela do vinho. Igualmente a preservação pela ação anti-oxidante dos taninos.
O tonél grande ainda apresenta uma economia maior, porque tem uma duração de cessões aromáticas de cerca 20 anos, contra os 5 anos das barricas.
Tonéis da Salvano- produção dos Barolos


Enoabraços,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: