quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Recipientes para Vinhos- Parte II

BARRICA

A Barrica, é um tonél de madeira, de capacidade normalmente entre 225 e 228 litros utilizados para a fermentação e para o envelhecimento do vinho, seja branco que tinto. Se considera 225 litros para o barrica bordolese e 228 litros para o borgognona. Em origem era uma unidade de medida de volume francês correspondente a cerca 225 litros. A fermentação e/o envelhecimento do vinho em tonél de assim pequena capacidade permite uma maior oxigenação do conteúdo respeito a um tonél maior, em virtude da relação volume/superficie de contato, alem de deixar aromas terciários típicos.
A MADEIRA

Na maior parte dos casos a barrica é construída com madeira variavelmente madura e tostada de Quercus Petraea (carvalho) proveniente de várias florestas francesas, todavia existe também uma grande produção de barricas produzidos na América com a madeira de Quercus Alba.

Normalmente são considerados mais preciosos as madeiras proveniente da parta alta das florestas, árvores crescidas muito lentamente com uma madeira compacta e com porosidades muito finas. E boa regra deixar as árvores apenas cortadas por algumas semanas no bosque, para favorecer o desenvolvimento da microflora útil para o futuro desenvolvimento de aromas.Levados nas serralherias os troncos são cortados e serrados e se inicia o processo de amadurecimento.

AMADURECIMENTO

A madeira, cortada em listas e amadurecida ao ar livre, exposta a chuva e ao sol por um período entre 24 meses e cinco anos. O clima do lugar de amadurecimento e tradicionalmente um fator importante na qualidade da madeira. De fato a chuva ajuda a dissipar alguns taninos não desejados responsável pelo sabor amargo enquanto os raios UV do sol ativam algumas enzimas que depois melhoram a qualidade organoléptica da madeira. Naturalmente existem sistemas automatizados de aspiracao de agua sobre a madeira, razão pela qual atualmente se tende a amadurecer a madeira em lugares de climas com sol e ventilados ( para a prevenção de fungos).

CARVALHO FRANCÊS

A madeira das barricas de Quercus petraea são cortadas por fendas para evitar na sua superfície a parte macia, isto provoca um disperdíçio de madeira. De m3 de carvalho são produzidos cerca de 6 barricas. O sabor típico que esta madeira doa ao vinho e aquele de baunilha.

A madeira de castanho (Quercus petraea) para as barricas são classificados pelas suas qualidades físicas em relação ao vinho, sobre a base de qualidade típica da madeira de carvalho proveniente de varias zonas francesas:

-O departamento de Allier com o seu interno e prestigiado Troncais
-a região de Aquitania
-a região de Limousin
-a zona ao redor de Nevers na Borgogna
-Vosges


CARVALHO BRANCO (AMERICANO)

A madeira para os barricas de Quercus alba pode ser cortadas em todas as direções. Isto faz com que se diminua consideravelmente o disperdiçio. De m3 de carvalho branco se produz cerca de 10 barricas. O perfume típico que esta madeira doa ao vinho e aquele de baunilha.

Tradicionalmente os produtores italianos utilizam barricas de Quercus petraea também recentemente muitos iniciaram a misturar um pequeno percentual de barricas de Quercus alba para render mais frescos alguns perfumes. Alguns produtores chegaram a criar vinhos diversos provenientes da mesma idêntica base envelhecida em uma ou outra madeira. Os resultados são surpreendentes para a efetiva diversidade dos dois vinhos teoricamente iguais. Na Espanha os produtores são divididos entre aqueles que usam o carvalho americano pela semelhança com o carvalho tradicional deles proveniente da Quercus pyrenaica e tem aqueles que usam sempre o carvalho francês.




A TOSTAGEM

Para tostar se entende o rescaldamento da parte interna da barrica durante a montagem da mesma. È seguramente a fase mais critica e decisiva do processo produtivo. Tradicionalmente vem efetuado em modo manual, simplesmente passando uma chama no interno da barrica não ainda completamente montada. A respeito do tempo e da intensidade da chama normalmente se costuma classificar a tostagem em quatro maneiras:

-Ligeira (em geral tende a desenvolver os aromas secundários dos vinhos, frutados e floreais;
-Média (em geral pelo fato dos aromas secundários serem dominantes no vinho se desenvolvem perfumes mais complexos);
-Média + (em geral combina e equilibra perfumes secundários e terciários, especiarias...);
-Intensa (em geral desenvolve um dominante perfume terciários);
Claramente o resultado depende muitíssimo da abilidade e da experiência do professor “bottaio” e alem disso a madeira pode entrar em contato com o combustível (ou com os resíduos da combustão) utilizados para a tostagem.

AS BARRICAS E O VINHO
A justa combinação entre barricas e vinho, quando existente , é um tipo de equilibrio complicado entre:
-Necessidade de micro oxigenação de um vinho/safra específico
-Perfumes primários e secundários persistente
-tipo de madeira
-amadurecimento da madeira
-tostagem da madeira
-tempo de permanência do vinho nas barricas.

Dos efeitos práticos, o uso da barrica permite de "arredondar" o vinho e estabilizar-lo. Através da micro oxigenação os taninos se polimerizam produzindo uma sensação mais agradável e redonda na boca. Um outro efeito e de agregar alguns perfumes (pertencentes todos da família dos terciários) ao vinho, como de baunilha, coco, chocolate, tostado, fumo, tabaco, caramelo, café e outros segundo o tempo de permanência, do tipo de madeira e naturalmente da tostagem.

VIDA DE UMA BARRICA
As regras de uma boa e normal vinificação da três anos de vida máxima para uma barrica utilizada para o vinho. Naturalmente podem existir inumeráveis excessões. A madeira com o tempo tende a impregnar-se de sedimentos de vinho e este além de não garantir mais uma boa higiene também existe fortes riscos e contaminação bacterianas e de fungos, limitando fortemente a micro oxigenação. Sempre uma boa pratica da cantina sugere de mudar o vinho a cada três meses, ou seja de esvaziar a barrica, lavar-la profundamente e depois enche-la novamente com o mesmo vinho ou com uma outro dependendo do tempo de permanência previsto.
Uma outra regra preciosa consiste em nao deixar a barrica vazia por mais de poucas horas em modo de prevenir formação de fungos. Tudo isso deixa o vinho corretamente barricato muito mais caro que os outros produtos exclusivamente vinificados em tonéis de cimento ou de aço.

A nossa Importadora La Casa di Bacco, hoje trabalha com alguns vinhos barricados, tais como o:
Maestrale- que é uma vinho feito com 100% Uvas Barbera e passado 9 meses em barricas. E alguns Supertoscanos com o Pupà Pepu, Bruno di Rocca entre outros.


Barricas do Vinho Maestrale

Enoabracos,
Simone Ferreira
LCB

6 comentários:

Dilermando disse...

Muito bom saber q temos gente q faz vinho com mta qualidade. parabens.Podem m ajudar tenho vinho em uma pipa de madeira. e vinho branco em uma de plastico.tenho q travazar, as duas, sendo q o vinho e novo deste ano , mto obrigado

Anônimo disse...

hey there and thank you for yοur infο –
I havе certainly pickеd uρ anythіng neω from гight
here. I diԁ however еxpertіse sеvеrаl teсhnical issues using this ѕite, since I exρeriencеd to reloaԁ the
website lots of tіmes previous to I coulԁ get it to loаd
properly. I had beеn wondering іf your
web hоsting is OK? Nοt that I am comρlaining, but slow loading
instancеs tіmеs will very frequеntly affect your plаcement in google and could damage yοur quality score if аԁs and marketing with Adωordѕ.
Anyωay I'm adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of your respective interesting content. Ensure that you update this again very soon.

Stop by my web site; V2 Cig Review

Anônimo disse...

What's up it's me, Ӏ аm also viѕiting thіs sіte ԁаilу, this site
iѕ genuіnely fastidіous аnԁ the pеоρle are in fact sharіng goοd thoughtѕ.



Vіsіt my homepage v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Appreciate this post. Wіll try it out.

Αlso vіsit my wеbsite: V2 Cigs

Anônimo disse...

My paгtner and i freaκing loѵe my green e-сigѕ and wouldn't give up their particular high light up volume for any other brand!! Woo!

Check out my web page green smoke

Anônimo disse...

I went through a lot of tορ 10 е-cigarette liѕts ѕearching for brand.
A lot of dіfferent ones showed up in the leaԁing spоt.
But Only Green Light up maԁe іt in the toρ 3 of аll of thе listѕ.
It іs a good product. Many thanks Grеen Light uр!


Look at mу site :: http://vonline.vrozetke.com