quinta-feira, 24 de abril de 2008

Prêmio Douja D’or

Caros Enoamigos,

A regiões do Piemonte e da Toscana são lugares belíssimos cheios de paisagens lindas, colinas, castelos, culturas e vinhos esplendidos.

O escritório de compras da nossa Importadora, está localizado na linda e pequenina cidade de Alba-Piemonte (dirigido pelo nosso sócio italiano Mario Audisio). Uma cidade cheia de cultura, colinas e é vizinha as ilustres cidades onde nascem várias jóias Piemonteses como o Barolo, Barbaresco e tantos outros.


Langha Piemontese

Vista do Castello di Barolo

Durante todos os meses do ano acontecem festas, manifestações e encontros enolôgicos na Região para conhecer as novas safras, degustar os novos produtos e etc.

No mês de Setembro acontece a grande manifestação da Douja D’or na cidade de Asti no Palazzo del Collegio apartir do dia 12 até o dia 28 de setembro de 2008.
Este ano se realizará o 42° Douja d’or, onde acontecem vários eventos de vinhos, encontros temáticos, degustações, espetáculos além de apresentar os vinhos que receberam o Prêmio Douja D’or.

O Prêmio Douja D'or vai para os vinhos que superarem os 85/100 pontos.

A seleção

Os técnicos e espertos degustadores da O.N.A.V. (Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino)em várias seções examinam organolepticamente as amostras, precedentemente anônimas. O exame organoléptico consiste em uma rigorosa valutação visivel (limpidez, cor, efervescência, ecc.), olfativa (perfume, aroma, bouquet, franqueza, ecc.) e gustativa (vinosidade, alcool, corpo, harmonia, retrogusto ecc.).
Passando por todos esses testes e chegando a pontução 85/100 os vinhos recebem os prêmios do Concurso.

Os Prêmios
O "Prêmio Douja d'Or" vem atribuido da Commissioni dell'O.N.A.V. somente aos vinhos que na fase de degustação, conseguem pelo menos 85 pontos sobre 100. São pontuações particularmente rigorosas que somente os vinhos que possuem características de elevadas qualidades conseguem.
Os integrantes organizadores fazem escolhas de alta qualidade para oferecer aos consumadores pontos de referimento para escolha de seus futuros vinhos.
Os vinhos que conseguem a pontuação superior a 90/100 são premiados ainda por uma comissão técnica que em relação as suas excelentes características qualitativas, atribuem a eles um prestigioso reconhecimento que é o "Oscar della Douja d'Or".

O Selo Douja D'or
Os vinhos premiados no "Concorso Enologico Nazionale Douja d'Or" possuem o selo "Prêmio Douja d'Or", distinção autorizada pelo Ministerio da Agricultura Italiana.

No ano de 2006 o Vinho Barolo DOCG da safra de 2001 da Azienda Salvano SRL de Diano d’Alba recebeu o Prêmio Douja D’or e todas as amostras da safra 2001 receberam o selo Douja D’or.

Este ano de 2008 a Azienda Salvano SRL tem no Concurso os vinhos:

Barbaresco DOCG 2003
Langhe Chardonnay DOC 2006
Trabuch Langhe Rosso DOC 2004

Vale lembrar que a La Casa di Bacco tem em estoque os vinhos:

Barolo DOCG 2001- Ganhador do Prêmio em 2006
Barbaresco DOC 2003- Concorre ao Prêmio em 2008
Langhe Chardonnay DOC 2005 entre outros.

Curiosidade

Se escreve “Douja” e se le “dùia” .
Assim se chamava o antigo e “barrigudo” recipiente do campo usado nas cantinas para entornar e conter o vinho.
Na edição de 1968, pela primeira vez o logo da manifestação aparece (em um desenho de um pintor Leuda) o característico Jarro, la Douja, que na ocasião era pintado de ouro (d’oro) daí vem o nome D’or. Ficando assim o famoso Douja D’or.

Enoabraços e até breve,
Simone Ferreira

Nenhum comentário: