segunda-feira, 17 de março de 2008

A degustação- Exame Visual

Caros Enoamigos,

Vamos falar um pouco sobre a arte de degustar- Parte I

A “degustação” de qualquer produto alimentar e particularmente de um vinho, consiste em analizar o produto através da vista, olfato, do sabor e do tato para configurar as suas características ou propriedades visiva, olfativa, e gustativa ou seja valutar a sua “qualidade”.
O simples ato de beber um vinho se diferencia unicamente da “degustação” que é um ato programado segundo uma precisa metodologia com a intenção disciplinada de classificar as “ sensações percebidas”.
No entanto o vinho para ser apreciado exige muita atenção e o saber analisar aumenta o prazer de degustá-lo.

O Exame Visual

Com este exame analizamos:
· Cor
· Limpidez
· Gás (somente para vinhos espumantes)

Cores

Amarelo Palha muito Leve
Tonalidade que pode estar presente nos vinhos brancos jovens e prontos, leves de corpo e de álcool; senão é um envelhecimento da tipicidade causado por um filtramento violento ou de um excessivo uso de brillantante (um produto para dar brilho).

Amarelo Palha com Matiz Verde
Alguns tipos de vinhos muito frescos, apresentam pigmentos e tendência ao verde, devido a presença de clorofila, o vinho tende a conservar por algum tempo o pigmento verde do fruto.

Amarelo Palha
Tonalidade típica dos vinhos da gama do amarelo; pode manifestar mais ou menos carregado de intensidade em razão do estato evolutivo.

Amarelo Ouro
Tonalidade de amarelo caracteristica, derivante da variedade do vinhedo, da época de colher as uvas e da enologia. O amarelo dourado, não vivaz pode indicar o estato evolutivo de um vinho amarelo palha, consequência de uma oxidação.

Amarelo Ambar
Cor que lembra a ambar, típico dos vinhos “Passados” e licorosos; para os vinhos originais de cor de palha representam queda de qualidade (oxidação).

Rosa
É uma cor que pertence a família do vermelho com pigmentações intermediárias e leves. O vinho de cor rosa pode assumir numerosas tonalidades a partir do tempo de permanência da casca a contato direto com o mosto e a intensidade da cor da videira.

Rosa Clarete
Tonalidade de vermelho leve muito trasnparente, vivaz e com tendência ao rubi

Rosa “Cerasuolo”
Maneira di dizer em dialeto italiano , mais aceita em todo o mundo. Para distinguir na família do vermelho a tonalidade característica cor de cereja.

Vermelho Purpurina
Tonalidade de vermelho com tendência ao viola similar a cor da túnica dos Cardinais. A cor viola é de maior evidência afastando o olho do centro da taça com direção verso ao bordo.

Vermelho Rubi
Tonalidade de cor presente nos vinhos vermelhos em geral.

Vermelho Granado
É a cor das sementes da fruta romã e è típico dos vinhos vermelhos maduros e de notáveis estruturas.

Vermelho Aralanjado
Cor que assumem os vinhos de notáveis estrutura no período da maduração.


Limpidez
A motivo desde exame é de controlar o grau de limpidez alcançado pelo vinho.

Brilhante
Se diz de um vinho que reflete vivacidade à luz que recebe.

Molto Límpido
Se diz de um vinho que apresenta uma perfeita limpidez e transparência.

Límpido
Se diz de um vinho com boa transparência, mais pouca luminosidade.

Bastante Límpido
Se diz de um vinho que pode ser um pouco opaco.

Velado
Se diz de um vinho cujo a limpidez é ofuscada da nebolosidade devido à suspenção.


Gás (somente para os espumantes)
Se valuta à base do “conjunto” do “número” de bolinhas emergentes e na “persistência” do Perlage.
Quando o conjunto das bolinhas são finas, e o número das bolinhas elevados e o perlage persistente, o espumante método clássico (champenois) ou charmat que seja, pode ser considerado bom.
Evidentemente a presença de valores elevados, teremos um espumante que provocam particulares emoções; em contro, com valores baixos teremos um espumante grosseiro, como no caso de produtos obtidos sem método preciso, mais frisante por inclusão de dióxido de carbono.
Enoabracos,
Simone Ferreira
LCB

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