quinta-feira, 20 de março de 2008

A Temperatura Ideal Para Servir o Vinho

Caros Enoamigos,

Continuamos com a nossa: Arte de degustar!!!

Servir o vinho na temperatura ideal é uma das tarefas mais delicadas. Antes de estabelecer qual temperatura vai servido um determinado vinho, coisa facilmente encontrada da tabela abaixo, vejamos alguns pequenos detalhes para seguir e quais são as razões que fazem escolher uma temperatura ao invês de um outra.

Um vinho frio servido em um ambiente cujo temperatura é de 20°-22°, na taça aumenta a própria temperatura de 4°/5° graus a cada hora, com uma mudança inicial de cerca dois graus.

O vinho servido a temperatura mais baixa tende a liberar perfume proviniente da uva (dizem aromas varietais) e perfume de frutado.

O aumento gradual da temperatura, ao invés, tende a privilegiar a exaltação dos perfumes complexos. Existem depois uma série de fenômenos de exaltação dos perfumes mais complexos. E outros fenômenos de exaltação, de integração e mascaramento de várias subtâncias presentes no vinho que tem um papel fundamental a temperatura.

A baixas temperaturas o sabor doce e menos acentuado, enquanto vem exaltado o sabor amargo.

A acidez outro elemento caracterizante do vinho, não apresenta variação com a mudança de temperatura, mais em geral uma bebida ácida e melhor apreciada se fresca.

Os vinhos tintos de grande estrutura e os vinhos brancos refinados em barris são ricos de taninos, cujo a adstrigência vem exaltada a temperaturas baixas. Por este motivo serviremos um grande vinho tinto a tempertura mais elevada, próprio por sua grande quantidade de tanino, enquanto podemos servir os vinhos tintos de estrutura ligeira, como por exemplo os vinhos Novelli, onde os taninos são quase de tudo ausentes, fresco de adega, ou até mesmo da geladeira.

Enfim, vem aumentado que não existe mais sentido falar de “temperatura ambiente” visto que os modernos sistemas de aquecimento fazem a temperatura média dos locais nos quais vivemos acima de 22°, temperatura esta que nenhum vinho pode ser degustado prazerosamente.

Segue abaixo a tabela da temperatura para cada tipologia de vinho:

- vinho branco seco perfumado e aromatico: 9-10°;
- vinnho branco jovem e ligeiro: 10°;
- vinho branco seco de boa estrutura: 10-11° (se afinado em barrique: 12-13°);
- vinho rosado jovem: 12°;
- vinho tinto ligeiro, jovem: 14-15°;
- vinho tinto seco de bom corpo e discretamente afinado: 16-17°;
- vinho tinto seco de grande corpo, ligeiramente tanico, de muita continuidade e delongo afinamento em garrafa: 18°;
- vinho branco doce fermo: 9-10°;
- vinho branco doce espumante: 8-9°;
- vinho tinto doce fermo: 12-13°;
- vinho doce frizzante ou espumante: 10-11°;
- vinho branco doce e passito liquoroso: 8-9°;
- vinho tinto doce passito: 9-10°.

Enoabracos e ate a proxima.
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: