domingo, 30 de março de 2008

Nossa Carta de Vinhos!!!

Caros Enoamigos,

Como já sabem a nossa Importadora e Italo-Brasileira e trabalha única e exclusivamente com vinhos provenientes da Itália, mais precisamente das Regiões do Piemonte e da Toscana. Regiões estas mais importantes na Itália onde se produzem os vinhos Italianos mais famosos e consumidos em todo o mundo. Quem nunca ouviu falar de Barolo, Moscato d'Asti, Chianti Classico e o tão famoso e aclamado Brunello di Montalcino. Pois é, eles são respectivamente produzidos no Piemonte e na Toscana.

Nas regiões do Piemonte e Toscana temos os Vinhos denominados D.O.C. ( Denominação de Origem Controlada) e D.O.C.G.( Denominação de Origem Controlada e Garantida).

Em todo o Piemonte os vinhos denominados D.O.C.G. são:

1-Barolo- Reconhecido como D.O.C.G. em 1 luglio 1980;

Envelhecimento: o vinho deve ser colocado por um período de envelhecimento de pelo menos 3 anos e conservado pelo menos 2 anos deste período em tonel de carvalho ou castanho. O período de envelhecimento decorre do 01 de Janeiro sucessivo a safra de produção da uva. Colocado a um período de envelhecimento não inferior a cinco anos pode ser considerado "riserva”.

2-Barbaresco- Reconhecido como D.O.C.G. em 3 ottobre 1980;

3-Brachetto d'Acqui- Reconhecido como D.O.C.G. em 24 aprile 1996;

4-Moscato d'Asti, Asti ou Asti Spumante-Reconhecido como D.O.C.G. em 29 novembre 1993;

5-Dolcetto di Dogliani-Reconhecido como D.O.C.G. em 6 luglio 2005;
Envelhecimento mínimo por lei: 12 meses a partir de 15 outubro do ano da colheita da uva;

6-Gattinara-Reconhecido como D.O.C.G.em 20 ottobre 1990;
Envelhecimento: não inferior a 3 anos dos quais pelo menos um ano do mesmo período em tonel de madeira. Para a tipologìa "Riserva", o período de envelhecimento não deve ser inferior ha 4 anos dos quais 2 anos em tonel de madeira. O período de envelhecimento decorre do 1° dezembro do ano de produção da uva.


7- Gavi ou Cortese di Gavi- Reconhecido como D.O.C.G. em 29 de Julho 1998;

8-Ghemme- Reconhecido como D.O.C.G. em 29 luglio 1998;

9-Roero Arneis-Reconhecido como D.O.C.G. em 7 dicembre 2004;

E temos também 45 vinhos denominados D.O.C., entre eles podemos citar:
Dolcetto d'Alba, Barbera d'Alba, Nebbiolo d'Alba, Langhe Chardonnay, entre outros, sendo esses os mais conhecidos.

Segue abaixo o mapa do Piemonte:



Em toda a Toscana os vinhos denominados D.O.C.G. são:

1-Brunello di Montalcino- Reconhecido com D.O.C.G. em 1/7/1980
Envelhecimento em madeira por lei: 2 anos em carvalho. Afinamento em garrafa por lei : 4 meses (6 meses para o tipo Riserva)

2-Carmignano-Reconhecido com D.O.C.G. em 20/10/90

3-Chianti Classico- Reconhecido com D.O.C.G. em 09/08/67
Envelhecimento: de pelo menos 2 anos (a decorrer do 1° de Janeiro sucessivo ao ano da colheita) e um sucessivo afinamento em garrafa de pelo menos 3 meses.

4-Chianti- Reconhecido com D.O.C.G. em 09/08/67
Envelhecimento: de pelo menos 2 anos (a decorrer do 1° de Janeiro sucessivo ao ano da colheita), dos quais 3 meses de afinamento em garrafa.

5-Vernaccia di San Gimignano- Reconhecido com D.O.C.G. em 03/03/66
Envelhecimento: não inferior a 14 meses, segundo método tradicional, mais um afinamento em garrafa de 4 meses, pode ser considerado "riserva".

6-Vino Nobile di Montepulciano- Reconhecido com D.O.C.G. em 14/06/89
Envelhecimento obrigatório: dois anos (a decorrer do 1° de Janeiro do ano sucessivo a aquele da colheita). Com um envelhecimento de pelo menos 3 anos, dos quais seis meses de afinamento em garrafa.

E temos também 35 vinhos denominados D.O.C., entre eles podemos citar:
Rosso di Montalcino, Sant'antimo, Vin Santo del Chianti entre outros.

Na Toscana temos também os Vinhos denominados I.G.T. (Indicação Geográfica Típica) que 85% da uva deve ser proveniente da área geográfica determinada.

Uma mensão especial é dada enfim a grande família dos chamados "Supertoscanos", vinhos robustos e complexos onde prevalecem as uvas “internacionais” - em particular Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Nero e Syrah -na qual se unem na maioria das vezes a uva local que é a Sangiovese. Os vinhos Supertoscanos pertencem geralmente a categoria IGT , uma classificação na qual é possivel encontrar vinhos de grande interesse, não somente na Toscana.

Segue abaixo o mapa da Toscana:



Nossa carta de vinhos inclue os principais vinhos da Toscana e do Piemonte. Para receber o nosso catálogo online, entrem em contato conosco.

Espero que tenham apreciado esse tópico e até a próxima.

Enoabraços,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: