quarta-feira, 9 de julho de 2008

Bacco- Il Dio del Vino

Bacco do latino Bacchus, nome dado na antiga Roma ao Deus grego Dioniso, filho de Giove e Semele., era (e ainda é) venerado na antiguidade como o Deus do Vinho.

Para os gregos Dioniso, para os Romanos Bacco, era o Deus do vinho e do êxtase.

Segundo a versão mais difusa do mito, Dioniso nasceu da união de Zeus com Semele, filha de Cadmo, rei de Tebe. Zeus para chegar perto da mulher, que era mortal, escondeu o seu verdadeiro aspecto, mais Semele estigada da ciumenta Era, pediu para admira-lo na sua forma de deus do céu, e sendo assim Zeus apareceu como um fulmine, e ela morreu.
Zeus então salvou do seu corpo o pequeno Dioniso e o costurou na sua própria coxa para continuar a gestação; quando o menino nasceu, ele deixou com a ninfeta do monte Nisa para que o cuida-se. Crescido na solidão dos bosques, educado por Sileno, Dioniso plantou videiras, embriagando-se do “umòr che da essa cola”


Para os gregos era o Deus do Vinho e da vegetação, que ensinou aos mortais a viticultura e a vinificação. Dioniso vem sempre figurado em vasos como o Deus da vegetação, com uma taça na mão e folhas de uvas na cabeça.

Segundo a tradição, Dioniso morria a cada inverno per renascer na primavera, simbolizando com o renascimento, o ciclo, o aparecimento das frutas na terra e a promessa de ressurreição dos mortos.
Importadora La Casa di Bacco
A nossa Importadora denominada La Casa di Bacco, ou seja e A Casa do Deus do Vinho. Foi concebida em Fortaleza, nasceu em Alba e vive hoje no Brasil. Nela poderão encontrar vinhos finos das Regiões do Piemonte e Toscana.

Poderão se embriagar de cultura e com este líquido às vezes branco, vermelho, enfim um líquido milenar que fez, faz e sempre fará parte da cultura Italiana. Poderão conhecer e se entregar a este fantástico mundo de Bacco, que um dia foi dele e que hoje pertence à todos nós.

Nos embriaguemos então de cultura, de conhecimento e degustemos bons vinhos. Mais sempre com moderação e sapiência.

Afinal vinho também é cultura!!!

Enoabraços com Bacco della Casa di Bacco,
Simone Ferreira

Nenhum comentário: