sábado, 19 de julho de 2008

O Panetone

O panetone, é um típico doce milanês em forma de cúpula de igreja. É feito de farinha, fermento, ovo, manteiga, açúcar, misturado com uva passas e frutas cristalizadas.
O panetone tem como antepassado o pão grande e redondo com uva passa, frutas cristalizadas, especiarias e mel, que era usado nos ritos cristãos.

Dizem que se trata de um doce nascido a partir de uma história de amor. Ughetto dos Antellari, nobre cavaleiro milanês, se fingiu de ajudante padeiro e se empregou na padaria do Toni para conquistar a filha Adalgisa. E lhe preparou um pão doce com uva passa e cascas de laranja.

Uma outra história, ainda de origem milanês. Diz que o cozinheiro Toni percebe já um pouco tarde que o doce preparado para o jantar estava queimando. Tentou remediar colocando no pão doce frutas cristalizadas e uva passas. Aquele doce fez muito sucesso e se transformou no “pane del Toni”, ou o panetone.

Seguramente o panetone, esta entre os doces que menos satisfazem (pode-se comer uma grande quantidade antes de se sentir satisfeito), mas também esta entre os mais calóricos: em média 380 kcal (os artesanais chegam a 450 kcal por 100 g) até os dietéticos não ficam abaixo de 335 kcal.
Então atenção na hora de degusta-lo!!!


Panetone tradicional
Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de manteiga
200 g de açúcar
15 g de mel
8 gemas
10 g de sal
250 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas passas embebidas no rum
1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
raspas e suco de laranja
água até dar o ponto

Modo de preparo
Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. Fica com aparência de esponja.Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia.Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

The Perfect marriage

O Panetone e o vinho Moscato d’Asti ,formam o par perfeito. Nas festas de fim de ano eles enchem as casas, as mesas e as taças de todos para brindar na ceia de Natal e nas festas de fim de ano.
É um vinho branco doce com baixo teor alcoólico.
É um dos vinhos mais famosos e importantes do Piemonte e da Itália.
La Casa di Bacco, importa o Moscato d'Asti da Vinicola Salvano Srl, temos em estoque a safra 2005.
Segue abaixo a ficha técnica do vinho:


MOSCATO D'ASTI DOCG 2005
Uva: Moscato Branco
Cor: amarelo dourado
Perfume: fragrante, típico di Moscato (uvaceo)
Sabor: doce e aromático
Gradação Alcoólica: 5,5%
Temperatura de serviço:8-12 °C.
Gastronomia: Excelente com todo tipo de doce, acompanha muito bem seja fruta seca que fresca.








O Moscato d'Asti, também é uma otima opção de presente para o Dia dos Pais!!!

Tin Tin e até a próxima,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: