quinta-feira, 10 de julho de 2008

Barbaresco- Città e Vino


Barbaresco

Habitantes: 630
Altitude: m 274 s.l.m.
Onde começa a Langa, as colinas assumem uma forma especial, onde começa a Langa, exatamente ali, tem o reinado um vinho, de requisitos especiais: o Barbaresco, que traz o seu nome de um pequeno pais que se encontra na crina de uma longa colina.

Barbaresco: vinho e pais são somente um, constantemente unidos.

O território

A estrutura do território é tipicamente colinar com pontos que variam de 270 a 317 mt. sobre o nível do mar.
O terreno de que é composto o território de Barbaresco na sua maior parte pertence aquela formação geológica que se chama “terreno tortoniano", umas das 14 camadas das quais é formada a pilha dos terrenos sedimentares que compõe a bacia terciária do Piemonte.
A única expressão hidrográfica que aparece no território da Comune de Barbaresco e o rio Tanaro. Existe na Comune uma nascente sulforosa.
Onde está

A Comune di Barbaresco está no Piemonte, na província de Cuneo. Chegar é simples basta dirigir-se a cidadezinha de Alba, considerada e declarada abertamente como a “capital da langhe”, zona de forte conotação ambiental conhecida no mundo por seu importante centro enológico e industrial.
Barbaresco, está a 10 Km de Alba, na margem direita do Rio Tanaro.
Distâncias:
760 Km de Paris
680 Km de Roma
145 Km de Milão
65 Km de Turim
75 Km de Cuneo.
Os aeroportos mais próximos são:
Cuneo Levaldigi - 50 Km
Torino Caselle - 80 Km
Milano Linate - 140 Km
Milano Malpensa - 150 Km

Uma torre de base quadrada, alta 36 metros , coberta e coroada de vegetação surge a 276 m. s.l.m. sobre a margem direita do Rio Tanaro, como uma sentinela da langhe ocidental e símbolo do pais que se estende aos seus pés ao longo da colina.
O nome de Barbaresco é derivado de "Barbaritium", termo usado pelos romanos fundadores de Alba Pompeia para designar um local ocupado pelos Barbaros.
Como todas as comunes da Langhe Barbaresco, foi feudo do Marques de Vasto, de Boverio de Asti, do Marques de Cortemilia, posse dos Marqueses de Busca e de Monferrato. Em 1631 houve a passagem definitiva para o Duque de Savoia.
A base econômica de Barbaresco, está na produção da uva Nebbiolo, para o celebre "Vino Barbaresco DOCG"; a Igreja da paróquia é dedicada a San Giovanni Battista.

Além da área da Comune de Barbaresco a Uva Nebbiolo destinada para a produção do vinho Barbaresco também pode ser produzida em: Neive, Treiso e parte di San Rocco Seno d’Elvio e frações de Alba.

Nossa empresa La Casa di Bacco, importa o vinho Barbaresco da Vinícola Salvano Srl de Diano d’Alba e da Vinícola Fratelli Serio & Battista Borgogno da Collina Cannubi em Barolo. Temos em estoque Barbaresco DOCG 2003 da Salvano e Barbaresco Riserva 2000 da Vinícola Fratelli.

Para informações e detalhes dos vinhos entrem em contato conosco.
Abraços e Vinhos,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: