segunda-feira, 7 de julho de 2008

Piemonte X Grana Padano

Piemonte

Posição:
Itália norte ocidental. Faz fronteira com a Franca, Suíça, Valle d’Aosta, Lombardia , Emilia Romagna e com a Ligúria.

Topografia:
Território prevalentemente ocupado de altas e baixas planícies. Montanhas 43,3%, colinas 30,3%, planície 26,4%.

Superfície agrícola utilizada:
1.119.888 hectares

Mapa da Região do Piemonte


A região do Piemonte, além de produzir os vinhos mais famosos da Itália e do mundo como o: Barolo, Barbaresco, Moscato d’Asti, Gavi e tantos outros. Também tem uma larga produção de Queijos, Frutas e Salames.

Entres os queijos mais famosos está o Grana Padano que nasceu no início do milénio. É um queijo semi gorduroso de forma cilíndrica de pasta dura, cozida e a lenta maduração. Se usa seja como queijo para comer à mesa ou para ralar.

A forma se apresenta com crosta amarela dourada e oleosa e com pasta de cor branca ou amarelo palha finamente granulosa com rupturas e lascas.

O sabor é fragrante e delicado; a resistência ao amadurecimento vai de um a dois anos.

O Grana Padano pode ser produzido em toda a província do Piemonte, Lombardia, Trento, Veneto, Bologna, Ferrera, Forlì, Piacenza e Ravenna.

O famoso queijo Grana Padano

O Grana Padano, faz parte da tradição alimentar da Itália a mais de mil anos. A inigualável forma do queijo, seu particular sabor levemente picante, sua leveza e sua digeribilidade acompanha continuamente a alimentação dos italianos desde o seu nascimento até a idade mais avançada. É um contínuo alimento de valor energético, de sais minerais, vitaminas e proteínas.
Reconhecido desde sempre como um alimento completo e adequado por suas qualidades nutricionais- as dietas mais diversas.

O Produto Grana Padano é protegido pelo Consorzio di Tutela do Queijo Grana Padano. Tem a marca DOP (Denominação de Origem Protegida).

Muitas são as receitas nas quais o Grana Padano é o protagonista indiscutivelmente.
Acompanha muito bem um vinho que exalta o sabor e presenteia o degustador com uma prazerosa sensação gosto-olfativa. Ele acompanha um espumante fresco e mórbido no qual o sabor seco exalta a sapidez do queijo.
E inútil dizer que os vinhos tintos não podem desiludir, e neste caso um vinho de média consistência seja um vinho barricato e corposo oferecem também uma válida alternativa de combinação.

Pequenas dicas:
1- Depois do almoço comer um pedaço de grana padano e ficar no sol durante 30 minutos. Ajuda na calcificação dos ossos e previne a Osteoporose.
2-Nunca cortar o queijo Grana Padano com a faca, existe no mercado pequenas faquinhas adaptadas para o corte desde queijo, ele deve ser cortado em lascas.
3-Vai muito bem com os vinhos, é uma combinação perfeita. Então pegue o seu Grana, escolha no nosso portfolio seu vinho e viva esse momento prazeroso com seus amigos e familiares.

Enoabraços,
Simone Ferreira
LCB

2 comentários:

Anônimo disse...

Who says NO?


car loan rates

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.