quarta-feira, 16 de julho de 2008

Un Bellini, per favore!



O Bellini é o histórico coquetel long drink de Veneza. É composto de vinho branco frizzante (geralmente de Prosecco ou Champagne) e polpa de suco de pêssego batida. É internacionalmente um dos mais famosos coqueteis italianos.

História

O Bellini foi inventado entre os anos de 1934 e 1948 por Giuseppe Cipriani, bartender chefe do Harry’s Bar. Por causa da cor rosada que lembrou a Cipriani a cor da bata de um santo de um quadro do pintor Giovanni Bellini, ele nominou o coquetel Bellini.

O drink tornou-se uma especialidade sazonal do Harry’s Bar de Veneza, um dos locais favoritos de Ernest Hemingway, Sinclair Lewis e Orson Welles. Sucessivamente tornou-se muito popular também na sede do 'Harry's Bar de Nova York. Depois que um empresário francês instalou uma rota comercial para transportar polpa de pêssego branco entre as duas localidades, o coquetel tornou-se um clássico.

O Bellini é um dos coqueteis oficiais da Associação Internacional dos Bartenders, isso indica a popularidade e o fato de ser muito conhecido entre os bartenders.

Preparação

O Bellini consiste em polpa de suco de pêssego com Prosecco, um vinho branco frizzante. A receita original da época é feita com um pouco de suco de cereja ou framboesa para dar ao drink uma cor rosada. O Bellini vem servido na flute ou em um copo de martini.

Por causa da difusão não muito vasta do pêssego branco e do prosecco, existe numerosas variantes. O uso de pêssego amarelo ou simplesmente de suco de pêssego e contemplado, especialmente quando não é estação de pêssego branco. Outros sucos e também outros licores com sabor de pêssego algumas vezes são usados no lugar da polpa de suco de pêssego branco.


Receita Original Italiana

Ingredientes:
7/10 prosecco espumante; 3/10 de polpa de suco de pêssego batida

Preparação:
Se prepara diretamente na taça a flûte.

O Coquetel, è de cor rosa pálida com leve tom granado, se preparado com os pêssegos mais indicados, os primeiros e os últimos da estação, rigorosamente de polpa branca. Tem delicados e elegantes perfumes vinosos de pêssego maduro. Tem um gosto fresco, leve e seco. Um drink elegante, muito equilibrado e apropriado para todas as ocasiões.

O drink é simplesmente maravilhoso!!!
Tin-tin e até a próxima.
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: