terça-feira, 8 de julho de 2008

I Biscotti di Prato

Sem sombra de dúvida o biscoito italiano mais famoso no mundo é o “Cantucci”. Ele e o Vin Santo formam o par ideal. Servidos em todos os restaurantes Toscanos são a sobremesa mais famosa da região.

Ele nasceu pelas mãos de Antonio Mattei em 1858 em Prato. E hoje está nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas em todo mundo.
Apesar de serem conhecidos como Cantucci, seu verdadeiro nome é “Biscoito de Prato

Segue um pouco de história:

Casa de Biscoitos Mattei

Em 1858 Antonio Mattei, abriu em Prato, no número 22 da Via Ricasoli, a sua atividade de produção e venda dos típicos “Biscoitos de Prato” feitos com amêndoas.

A sua receita original foi logo apreciada, tanto que foi premiada pela alta gama de confeitarias. Ainda hoje a antiga loja de biscoitos Antonio Mattei, administrada pela família Pandolfini, hoje na terceira geração, continua a tradição dos “Biscoitos de Prato”, mantendo o gosto e a fragrância do biscoito de tantos anos atrás.

Os famosos Biscoitos de Prato mais conhecidos como Cantucci

Chamado impropriamente de cantucci o cantuccini, os Biscoitos de Prato fazem parte das excelências Toscanas.
São biscoitos que giraram o mundo juntamente com os tecidos de Prato. E não seria de se espantar se qualquer estrangeiro conhecesse a Itália somente pelas fazendas (tecidos) e pelos Biscoitos de Prato.
Provavelmente os melhores “cantucci” e seguramente os mais famosos são aqueles produzidos na "Biscottificio Mattei", que desde 1858 produz esses biscoitos. Mais se quiserem se aventurar na cozinha e tentar fazê-los com as proprias mãos, ai vai a receita.
A Receita
A receita é antiga; alguns dizem que a mais completa falta “algum segredo”. Pelo que se sabe o forno é um dos elementos essenciais para o bom êxito.

Ingredienti:
500 gr. di farina
250 gr. di zucchero
150 gr. di burro sciolto a bagnomaria
200 gr. di mandorle dolci
4 uova intere (di cui una per la spennellatura)
una bustina di lievito per dolci
scorza di limone grattugiata.

Preparazione: disporre la farina a fontana, aggiungere lo zucchero, le uova, la scorza di limone e il lievito, poi impastare con le mani aggiungendo il burro. L'impasto deve essere morbido; aggiungere le mandorle intere e lavorarlo ancora un po'. Dividere la pasta in filoncini della lunghezza della teglia del forno e metterli poi in forno caldo per circa 15 minuti. Dopo la cottura si tagliano i filoncini con taglio obliquo per dare al biscotto la forma caratteristica. Se si desidera biscotti più croccanti basta rimetterli in forno per cinque minuti.

Enoabraços,
Simone Ferreira
LCB

2 comentários:

Anônimo disse...

La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu

Anônimo disse...

good start