domingo, 13 de julho de 2008

O Sommelier

Sommelier,
é o profissional que efetua a análise organoléptica das bebidas a fim de avaliar a tipologia, a qualidade, as características, o potencial de conservação e sobre tudo a correta combinação vinho-comida.
Sommelier
É empregado em numerosas realidades empresariais.
Nos restaurantes se ocupa da seleção dos produtos, em acordo com a direção da estrutura, dos textos da apresentação dos vinhos na carta, da atualização da lista dos vinhos, assim como a gestão da cantina. Na sala do restaurante aconselha os clientes o apropriado vinho para combinar com a preparação do Chef. Cuida do serviço dos vinhos e de todas as bebidas alcoólicas.
O Sommelier não serve água, tarefa esta do garçom.

O Sommelier profissional deve conhecer as principais regiões vinícolas do mundo (enografia), a história do vinho, as técnicas culturais e enológicas, as vinhas (ampelografia), e os vinhos; além disso, não deve negligenciar o conhecimento dos destilados, dos licores, das cervejas, dos principais coqueteis internacionais, da gastronomia e da cozinha.
Os instrumentos do Sommelier:
Além da fundamental preparação técnica e a bagagem de experiência, que cada sommelier deve possuir, existem alguns acessórios que são imprecindíveis e fundamentais, são eles:


Tastevin

O primeiro é o tastevin, hoje quase em desuso como instrumento técnico, mas deve sempre estar presente no pescoço de cada sommelier, no decorrer dos anos, assumiu o valor autêntico do emblema da categoria. Hoje em dia este acessório é utilizado também para informar se um sommelier esta à serviço ou não. Quando está à serviço, o tastevin é posicionado normalmente, quando o sommelier termina o seu turno - ou até mesmo, está descansando – pendura a copa metálica no bolso do paletó: isto significa que aquele sommelier não está momentaneamente, "à serviço".

Saca-rolhas

O instrumento talvez mais importante é o saca rolhas. E com o saca rolhas que o sommelier efetua a abertura da garrafa. O saca rolhas do sommelier deve ser de bolso, de estética sobria, não particularmente vistosa. È dotato de lâmina e dente de apoio para a extração da rolha. Este tipo de saca rolhas está disponível em diversos materiais, mais as características restam sempre as mesmas.

Termômetro

Outro acessório que não pode faltar é o termômetro. Para exaltar a qualidade de um vinho, é imperativo que venha servido na justa temperatura, a qual varia, segundo a tipologia do vinho. Graças ao termômetro (existem os específicos, projetados para o uso enológico), o sommelier é capaz de avaliar se uma garrafa está com a temperatura correta ou não.

Avental

Enfim, o último elemento – não certamente por importância – é o vestuário. Quando exercita as suas funções , o sommelier deve estar vestido segundo o código e a tradição solicitadas pelas associações professionais da categoria (principalmente A.I.S. e F.I.S.A.R.). Segundo a circunstância, o vestuário pode variar, mas sempre respeitando uma regra precisa. O vestuário mais comum é o smoking, mas, em ocasiões particulares, pode resultar em necessário o frac de cerimônia. E em circunstâncias menos formais, pode ser admitido o uso do avental longo – somente de cor preta, combinando com uma camisa branca, sapato, calca preta e papillon, que pode ser preto ou ter a mesma cor do avental.

Até a próxima,
Simone Ferreira
LCB

Nenhum comentário: